Você sabe realmente o que é Ocultismo? Tem certeza?

 


Ocultismo deriva da palavra em latim occultus que significa escondido, secreto. 

Seu conceito, na realidade é bem mais abrangente do que  a simples tradução do termo. É conhecimento  paranormal, em oposição ao conhecimento mundano. Também pode ser entendido como conhecimento destinado aos escolhidos e também conhecimento que deve ser ocultado. E ainda pode ser visto como o estudo espiritual profundo. É erroneamente confundido com Satanismo ou Magia Negra. Embora, dado a natureza do assunto, estas também possam ser consideradas práticas ocultistas. E, tão ocultistas quanto a desobsessão em Igrejas Evangélicas ou o Exorcismo dos padres católicos. Elas envolvem o paranormal e são destinadas apenas a pessoas especiais, não é verdade?

Portanto, ouvir falar sobre ocultismo não é motivo suficiente pra você mudar de humor.

 A questão real é sobre as organizações mágicas ou ordens, os ensinamentos e práticas ministradas, a literatura atual e histórica, além da filosofia espiritual relacionada a cada um destes grupos.  

O objeto dos estudos ocultistas NÃO são os fenômenos sobrenaturais, muitos ocultistas dos mais importantes, como Eliphas Levi e Papus, defendem mesmo a posição de que o sobrenatural não existe, o que existe é uma ordem desconhecida dos fenômenos e nisso se assemelham com o ideal das ciências aceitas como oficiais. 

As raízes mais antigas conhecidas do ocultismo são os mistérios do antigo Egito, relacionados com o deus Hermes ou Thoth. Essa parte do ocultismo ou doutrina é tratada no Hermetismo.

Na Idade Média, principalmente na Península Ibérica devido à presença de muçulmanos e judeus, floresceu a alquimia, ciência relacionada com a manipulação dos metais, que segundo alguns, seria na verdade uma metáfora para um processo mágico de desenvolvimento espiritual. Tanto a alquimia quanto o ocultismo receberam influência da cabala judaica, um movimento místico e esotérico pertencente ao judaísmo.

Alguns destes ocultistas medievais acabaram sendo condenados pela Inquisição, acusados de serem bruxos e terem feito pacto com o diabo. Mas existem trabalhos relacionados à cabala durante toda Idade Média. E de alquimia na Baixa Idade Média.

O ocultismo ressurgiu no século XIX, com os trabalhos de Eliphas Levi, Helena Petrovna Blavatsky, Papus, Aleister Crowley, Rudolph Steiner, Joan Grant, Edgar Cayce, Alice Bailey e outros.

A partir do século XX, a Teosofia Brasileira também tem difundido este conhecimento metafísico e iniciático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário