A LENDA DO BEBÊ DIABO


No dia 11 de maio de 1975, o jornal paulistano Notícias Populares, precursor de uma série de outros jornais do mesmo tipo que infestaram o Brasil, principalmente nos anos 80, cuja finalidade principal era escandalizar as pessoas com textos sensacionalistas e de linguagem básica, lançou uma de suas matérias mais famosas, pela qual será sempre lembrado.

É verdade que existem legados melhores do que esse, mas você há de convir, que em pleno domingo, dia das mães, na década de 70, lançar na primeira página, com letras garrafais “Nasceu o Diabo em São Paulo”, fez vender muito jornal! Eles acertaram em cheio no imaginário popular da época.
Havia mais: O bebê nascido em São Bernardo do Campo, com chifres e rabo, ameaçava a todos assim que nasceu, já dizendo que ia matar a mãe.

Se você duvida que isso pudesse ser levado a sério ou gerar algum tipo de histeria coletiva em uma cidade como São Paulo, continue lendo esse artigo e quando puder leia um pouco sobre o que aconteceu na idade média no nosso artigo sobre vampirismo.

Considerando a máxima: "em time que está ganhando não se mexe" o jornal seguiu publicando diversas matérias sobre o pobre diabo, ou melhor, sobre o bebê diabo.
Chegaram a 27 no total. O sucesso do assunto gerou o tal "telefone sem fio" ou "quem conta um conto aumenta um ponto" levado ao limite da criatividade! Surgiram muitas pessoas que viram o bebê e descreviam a sua danação: Soltando fogo pela boca, Corpo coberto de pelos, e até relatos de que as enfermeiras não se aproximavam dele sem antes rezar um pai nosso.

150 mil exemplares de puro inferno foram vendidos pelo Notícias Populares durante o período. Descrições sobre temperamento e conduta também estavam presentes nas matérias: "Furioso ao ver a luz do dia, gritou a uma das enfermeiras: Feche a janela! E, olhando friamente para os demais funcionários, emendou: Ou fecham, ou mato a todos!"

Já na segunda reportagem, o jornal liberou as mentes férteis de suas correntes! Narrou o esaparecimento do bebê diabo, permitindo agora a elevação da criatura a categoria de lenda urbana: O Bebê Diabo desapareceu. Saltou do terceiro andar do hospital. Antes de escapar, disse:
"Aqui não é meu lugar. Essa mulher não é minha mãe... Vou embora, não pertenço a este mundo. Não sou daqui. Vocês são pavorosos. Faltam acessórios em vocês!"

A coleção de títulos incríveis das manchetes sobre o Bebê Diabo está relacionada abaixo para o seu deleite!

11/05/75 – NASCEU O DIABO EM SÃO PAULO

12/05/75 – BEBÊ-DIABO DESAPARECE

13/05/75 – FEITICEIRO IRÁ AO ABC EXPULSAR O BEBÊ-DIABO

14/05/75 – BEBÊ-DIABO DO ABC PESA 5 QUILOS

15/05/75 – BEBÊ-DIABO INFERNIZA PADRE DO ABC

16/05/75 – NÓS VIMOS O BEBÊ-DIABO

17/05/75 – POVO VAI VER O BEBÊ-DIABO

18/05/75 – PROCISSÃO EXPULSARÁ BEBÊ-DIABO

19/05/75 – VIU BEBÊ-DIABO E FICOU LOUCA

20/05/75 – SANTO PREVIU O BEBÊ-DIABO

21/05/75 – BEBÊ-DIABO NOS TELHADOS DAS CASAS DO ABC

22/05/75 – MÉDICO AFIRMA: O BEBÊ-DIABO NASCEU NO ABC

23/05/75 – DIABO EXPLODE MUNDO EM 1981

24/05/75 – BEBÊ-DIABO PAROU TÁXI NA AVENIDA

25/05/75 – FAZENDEIRO É O PAI DO BEBÊ-DIABO

26/05/75 – BEBÊ-DIABO VIAJA PARA VER O PAI

27/05/75 – BEBÊ-DIABO APARECE NO LUGAR DO ECLIPSE

28/05/75 – MAIS 7 VIRAM O BEBÊ-DIABO

29/05/75 – BISPO MORRE DE MEDO DO BEBÊ-DIABO

30/05/75 – BEBÊ-DIABO ARRASA COM RITUAL DE UMBANDISTA

31/05/75 – FANÁTICOS AMEAÇAM BEBÊ-DIABO DO ABC

01/06/75 – SEQÜESTRADO BEBÊ-DIABO

02/06/75 – BEBÊ-DIABO À MORTE

03/06/75 – BEBÊ-DIABO FOGE PARA O NORDESTE

04/06/75 – PADRE DE MARÍLIA: “EU ACREDITO NO BEBÊ-DIABO DO ABC”

Os dois últimos artigos, com o assunto já cansado, publicados nos dias 05 e 06 de junho se referem ao famoso cineasta de terror Zé do Caixão ir atrás do Bebê Diabo para matá-lo e sobre o seu desaparecimento definitivo.
Não podemos deixar de destacar que essa série de inconsequências... Ops! Quero dizer reportagens, se devem ao fato de que um jornalista da FOLHA foi ao ABC, verificar a história de que um bebê havia nascido com má formação, e que tais deformidades consistiam em protuberâncias na testa e prolongamento no cóccix, tudo resolvido com cirurgia.


Algo se passa entre a redação da folha e a diretoria do NP, empresas que pertenciam ao mesmo grupo: o Grupo FOLHA. E o que acontece?

27 dias de puro jornalismo verdade. Só que não...

Vale lembrar que o NP já havia tentado veicular esse tipo de reportagem anteriormente com " A loira fantasma" e o "Vampiro de Osasco".
Dessa vez utilizou relatos de especialistas e médicos do hospital e suas negativas para contextualizar a história e distorcer a verdade!
Após o sucesso do Bebê Diabo, o jornal tentou emplacar em outras cidades o bebê peixe e o bebê atomico, dessa vez sem sucesso.

Sobre o jornal Notícias Populares (NP) encerrou suas atividades em 2001, pela dificuldade de se manter lucrativo com a quantidade de concorrentes no mesmo estilo, inclusive na televisão, além do fato de que com o crescimento das atividades na internet passou a ser muito fácil desmentir suas manchetes sensacionalistas, fazendo com que as notícias não rendessem grandes desdobramentos.

Embora a gente encontre relatos no próprio site da FOLHA de São Paulo sobre esse assunto, a abordagem é superficial.

Será que se deve ao fato de serem empresas do mesmo grupo?
Será que essa associação de marcas é positiva para um jornalismo sério, responsável e principalmente ISENTO?

Deixe seu comentário sobre o que pensa a respeito!

Se desejar saber mais sobre o assunto segue a bibliografia do artigo:
Livro Espreme Que Sai Sangue: Um Estudo do Sensacionalismo na Imprensa.
Danilo Angrimani.

Nada Mais Que a Verdade: A Extraordinária História do Jornal Notícias Populares
Celso de Campos Jr, Denis Moreira, Giancarlo Lepiani e Maik Rene Lima

2 comentários: